Quando me casei há 17 anos não havia nenhum fim-de-semana de Outono ou Inverno que não fizesse um pirex de apple crumble !

Não sei porquê mas foi daquelas receitas super-simples que adoramos que acabei por perder o hábito de fazer.

Mais recentemente e já envolvida com o meu mundo das granolas voltei a lembrar-me de algumas receitas que achei serem uma ótima oportunidade para reinventá-las. O Apple Crumble não me escapou e acho mesmo que nasceu uma nova versão absolutamente vencedora!

Sem forno

Porque a nossa granola já está pronta a ser consumida, nesta receita podemos optar por simplificar e não levá-la ao forno, servindo-a como um super-delicioso e ultra-saudável pequeno-almoço. Para isso vamos servir a receita que irei partilhar convosco, em copinhos de vidro criando um Parfait de Crumble de maçã com granola , misturado com iogurte grego magro ou qualquer iogurte de origem vegetal da vossa preferência.

Com forno

Mas se quisermos servir este crumble de maçã, por exemplo com uma bola de gelado de nata ( que é uma das modalidades mais inglesas de desfrutar desta receita de origem britânica), então aconselho a levarem ao forno por uns 15 minutinhos, o tempo suficiente para que ao servirem o crumble, a bola de gelado colocada em cima comece a derreter! O efeito esperado quando se serve este prato como sobremesa!

A receita

Mas voltando à preparação da receita. A base de maçã será igual levando ou não ao forno, e é tão rápida de preparar que não há qualquer desculpa para não fazerem uma receita TCHANAN para desfrutarem em família.

Vamos precisar:

  • 3-4 maçãs grandes
  • 2 colheres sopa de água
  • sumo de meio limão
  • 50 g açúcar de côco ou mascavado (podem optar pelo adoçante que mais gostam, nomeadamente o agave ou o mel)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • granola de maçã com canela e gengibre (pode ser outra mas para nós esta receita fica realmente a ganhar com esta versão)
  • Iogurte grego magro (alternativa: um qualquer iogurte vegetal que gostem) ou gelado de nata (em alternativa, gelado de baunilha)

Preparação:

Descaroçar as maçãs ( descascar é opcional, mas cá em casa eu gosto de manter a casca e preservar ao máximo as vitaminas e fibras que nela encontram) e parti-las em cubinhos de aproximadamente 2 cm para um tacho. Misturar o sumo de meio limão, o açucar e a canela e envolver as maçãs. Adicionar a água e levar ao lume médio mexendo até que fiquem macias mas não em puré!

É agora que vamos decidir se temos pequeno-almoço ou sobremesa!

1- se nos decidirmos pelo pequeno-almoço: deixar arrefecer um pouco a maçã. Colocar no fundo de um copo uma porção de iogurte grego magro, seguido da maçã e depois a granola. Repetir as camadas e já está! Um verdadeiro parfait de crumble de maçã e granola! Pequenos-almoços chatos e sem entusiasmo?? Nop! Aqui a regra é mesmo começar bem o dia e com muita alegriaaaaaaa!

Strudel com iogurte e granola Maçã com canela e gengibre

2- se queremos uma sobremesa em versão que é simultaneamente saudável mas que nos faz vibrar de entusiasmo e regressar ao passado, a tal confort food, então tenho uma sugestão que vai ser O sucesso! Terminada de fazer a maçã no tacho, transferi-la para uma qualquer travessa de forno ou pirex e cobri-la com a nossa granola. Levar ao forno cerca de 15 min a 180º em ventoinha, tomando atenção para não deixar queimar a granola que já está naturalmente tostada e crocante! Retirada a travessa do forno, serve-se de imediato com uma bola de gelado de nata por cima! Podem ainda polvilhar o gelado com um pouco de canela em pó! Et voilá! A sobremesa de outono ou inverno mais incrível na vossa mesa!

, , , , , , ,