Das sobremesas mais cheias de pinta, super-deliciosa, onde os contrastes entre sabores, texturas e cores, são ingredientes vencedores e que vão deixar família e amigos completamente rendidos, e melhor que tudo…ultra-rápida, saudável e facílimaaaaa de preparar!!

Só vamos precisar de ter:

  • Abacaxi
  • Morangos ( dois apenas!! E só entraram na receita porque estavam ambos abandonados no frigorífico prestes a seguir para a categoria do “estou-me a passar”)
  • Granola Tropical

Cá em casa não temos fiambreira por isso depois de descascar o abacaxi fatiei-o o tão fino quanto consegui com uma faca (foi mesmo com a faca do pão!). Dispus as fatias num prato redondo e por cima daquelas coloquei os morangos também finamente fatiados. Finalizei com uma boa porção de granola Tropical. A ideia foi criar não só um contraste absolutamente tentador com as cores da nossa granola e o amarelo do abacaxi com o encarnado dos morangos, mas também marcar os contrastes de texturas adicionando um elemento crocante à doçura e à textura suave da fruta finamente fatiada com a subtil acidez natural do abacaxi.

BREVE HISTÓRIA DO CARPACCIO:

A receita terá sido criada no sec.xx em Itália pelo dono do bar Harry´s Bar quando a sua cliente e amiga condessa Amalia Nani Mocenigo, por recomendação médica- sofria de anemia- confidenciou que só devia comer alimentos crús, sobretudo carne, e o quanto isso a repugnava. Diante disso o amigo, Giuseppe Cipriani, foi para a cozinha onde criou um prato com fatias de carne muito finas temperadas com sumo de limão, maionese, molho inglês, leite, pimenta e sal. Assim surgiu o prato que sem levar a carne ao lume, esta ficava cozinhada com aquele molho!

O nome será uma homenagem ao pintor Vittore Carpaccio de quem Cipriani tinha uma enorme admiração. Carpaccio usava nas suas obras um tom vermelho forte que lembrava a carne crua fatiada. Já a composição dos seus pratos e a forma como os embelezava foi inspirada por mais um dos seus ídolos, o artista Kandisnsky, um pintor Russo da arte abstrata.

NOS DIAS DE HOJE…

A designação na culinária de Carpaccio reporta-nos para qualquer prato de carne, peixe, legumes ou frutas, em que a única condição é algo cortado em lâminas extremamente finas e temperadas com molho àcido.

Desde a sua origem muitos outros molhos e ingredientes têm sido acrescentados como queijo, folhas, alcaparras, frutos secos, sementes,…

A beleza da sua apresentação e a versatilidade com que podem ser elaborados são um convite para que todos possam criar as suas sugestões de belíssimos carpaccios!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carpaccio

, , , , , ,