Ingredientes

esta receita foi feita para partilhar por 4 pessoas

  • 3 cogumelos brancos grandes
  • 2 courgetes
  • soja fina 250g (demolhada previamente em água e sumo de 1 limão durante 1 hora)
  • 1 cebola grande (picada)
  • 3 dentes de alho
  • 2 tomates maduros limpos de pele
  • polpa de tomate (se for necessário)
  • 4 folhas de manjericão
  • pimento vermelho (um pedaço)
  • azeite extra-virgem 30 ml
  • sal e pimenta preta q.b
  • meio copo de vinho branco
  • oregãos e alho em pó ( facultativo)
  • queijo mozzarela ralado a gosto ou em alternativa outro queijo (caso queiram preparar um prato completamente vegan, podem substituir por queijo de origem vegetal da vossa preferência)
  • granola Salgada Premium a gosto

Modo de preparação

Demolhar a soja fina numa bacia de água com sumo de um limão durante cerca de 1 hora.

Lavar muito bem todos os legumes e os cogumelos.

Retirar os pés dos cogumelos e colocar os cogumelos numa travessa ou pirex de ir ao forno como se fossem umas taças que iremos rechear, reservando os talos para acrescentar na preparação da nossa bolanhesa vegan.

Na mesma travessa vamos colocar as courgetes igualmente abertas como se fossem umas taças de forma a serem recheadas com a bolanhesa que iremos de seguida preparar. Para isso sugiro que cortem em todo o comprimento apenas 1/3 da courgete, a não ser que sejam suficientemente grossas e que dê para cortar em duas metades e assim cada courgete servirá para fazer duas doses.

A polpa da courgete pode agora ser retirada com a ajuda de uma colher, deixando apenas o suficiente para não romper as paredes da courgete. Esta polpa vamos usar na preparação do recheio.

Já com os cogumelos e as courgetes dispostos no tabuleiro, regar com um fio de azeite, cerca de 10 ml, apenas o suficiente para as courgetes e os cogumelos não ficarem agarrados quando forem ao forno, e polvilhar com oregãos e alho em pó. Levar ao forno T190º opção ventoinha (em alternativa se não tiver, ligar a resistência de cima e de baixo em simultâneo) durante 10 a 12 minutos. Este passo é importante para quando formos gratinar, cogumelos e courgete, ficarem devidamente cozinhados, caso contrário as courgetes podem ficar praticamente cruas!

Durante este tempo podemos ir avançando com a preparação da bolanhesa.

Preparação da bolanhesa vegan

Num tacho colocar 20ml do azeite, a cebola picada, o alho picado e refogar.

Escorrer a soja demolhada e juntar ao refogado. Deixar ferver durante cerca de 5 minutos em lume médio.

Acrescentar no tacho o tomate sem pele cortado aos bocados ( eu deixo as sementes e a polpa que ajudarão a fazer o molho), os talos dos cogumelos cortados, a polpa da courgete, as folhas de manjericão picadas e o pedaço de pimento cortado aos quadradinhos ou às tirinhas. Mexer tudo durante uns minutos até começar a fervilhar. Se gostarem de ver a bolanhesa mais vermelha podem acrescentar um pouco de polpa de tomate, já que esta receita é feita com soja e por isso fica mais clarinha do que quando feita com carnes vermelhas. Deixar a cozinhar durante 5 minutos e depois acrescentar o vinho branco. Deixar cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos, mexendo frequentemente para não pegar no fundo e deixar evaporar o vinho. Temperar entretanto com o sal e a pimenta a gosto.

A bolanhesa está pronta!

Preparação das courgetes e dos cogumelos

Vamos rechear agora os cogumelos e as courgetes com a bolanhesa preparada e caso sobre recheio podem guardar para uma próxima receita. Cá em casa um dos Marias não gosta deste prato e eu cozo esparguete e ele come a versão ESPARGUETE Á BOLANHESA VEGAN !

Sem retirar os cogumelos e as courgetes do tabuleiro que já foi ao forno, recheamo-los quase até cima com a nossa bolanhesa, deixando espaço para fazer o topping com o queijo mozzarela (ou outro da vossa preferência) e a nossa GRANOLA SALGADA PREMIUM, que vai trazer a este prato uma crocância e um contraste de sabores que fica maravilhoso!

Voltamos a levar ao forno. Se possível utilizar durante 25 minutos apenas a resistência de baixo a 190º e ao fim desse tempo ligar também a resistência de cima e deixar gratinar até o queijo estar douradinho!

Servir com uma salada e voilá!

Para os crescidos, acompanhar com um copo de vinho. Neste prato que não haja discussão entre quem gosta mais de vinho tinto ou branco ! Aqui qualquer um dos nossos vinhos seleção- tinto ou branco– Quinta dos Marias, fica como a cereja no topo do bolo!

Um prato muito bonito, muito saudável, pouco calórico e com texturas muito equilibradas entre a crocância do queijo gratinado com a nossa granola e a textura da courgete e dos cogumelos recheados que vão ficar muito macios.

, , , , , , ,

Leave a Comment