Confort food ou “comida confortável” é todo e qualquer prato que nos reporta para momentos especiais, seja um almoço em família, um jantar com amigos, um piquenique com os filhos,…pode ser a comida que a mãe ou a avó preparavam naquele tacho de ferro, sem pressas e depositando em cada ingrediente utilizado uma memória que trás cheiro, sabor e sobretudo muito amor

Para mim, que gosto mais do termo reconfortante, associo Confort food à comida e à cozinha das minhas avós!


Tenho muitos pratos que posso colocar nesta lista, sobretudo porque tive de ambos os lados da família, avós que viveram as suas vidas a cuidar de nós numa profunda dedicação ao bem estar da família, o que incluiu também muitas horas de partilha dos seus tachos, receitas, truques e dicas! 


Nesses tempos não havia a preocupação que hoje temos com o consumo dos excessos de gorduras, açúcares e de carnes, porque naturalmente escolhiam-se mais vegetais, frutas e não se traziam para casa tantos alimentos processados…era praticamente tudo feito em casa e as receitas faziam-se de acordo com o que eram os produtos da época


Sem sabermos, penso que desse ponto de vista eramos mais saudáveis!
Agora temos a nosso favor a informação mais fácil mas também com muito ruído e por isso nem sempre é sinal de sabermos escolher melhor!


Mas hoje ao ir à horta buscar cenouras e abóbora, e depois de ter ido apanhar umas laranjas, lembrei-me daquela sopa maravilhosa que dentro de umas taças fundas, nos aquecia as mãos e o coração em dias de muito frio.
Hoje só de me lembrar, o cheiro e o sabor vieram-me à memória, mas foi sobretudo o coração que senti apertar das saudades daqueles momentos de partilha. Recuperei e voltei a eles já de sorriso na cara e entrei na cozinha de braços cheios determinada a sentar-me à mesa e regressar aqueles aromas que parece só as avós terem o dom de saber colocar dentro do prato!


Hoje partilho neste espaço a receita de CREME DE CENOURA COM SUMO DE LARANJA E GENGIBRE enriquecida com GRANOLA SALGADA PREMIUM, sendo naturalmente uma adaptação à receita original onde em vez de granola era farelo de trigo que se usava em casa da minha mãe e da minha avó materna, duas mulheres sempre muito à frente e originais que muito gostavam da cozinha experimental! 

Esta é uma receita super-aromática e muito reconfortante que sugiro para aqueles dias de mais frio em que uma taça de sopa bem quente nas mãos é uma ligação direta ao nosso coração!

Cheia de vitaminas e com os benefícios do gengibre diria que este creme de cenoura podia ser de prescrição médica para o reforço do nosso sistema imunitário!

Os Ingredientes:

  • 6 cenouras
  • 1 cebola grande
  • 1 courgete
  • 1 chuchu
  • 1 pedaço de gengibre com cerca de 2cm
  • sumo de uma laranja
  • 2 c.sopa de azeite extravirgem
  • 400ml água
  • sal q.b
  • granola salgada premium
  • folhas de hortelã

A Preparação:

1- lavar, descascar, cortar e dourar os legumes
Numa panela vamos colocar uma das colheres de azeite, a que juntamos a cebola grosseiramente picada, a curgete, o chuchu e as cenouras, também grosseiramente partidos . Deixamos cozinhar ligeiramente durante cerca de 5 minutos.

2- adicionar e cozinhar
Adicionamos o restante azeite, a água e o gengibre (eu gosto de raspar o gengibre porque facilita na hora de triturar) e deixamos cozinhar durante cerca de 25-30 minutos.

3- triturar, finalizar e servir
Esprememos o sumo da laranja e trituramos com a varinha mágica, até obter um creme sedoso. Temperamos apenas com uma pitada de sal e está pronto a servir.
Já com o creme servido nas taças acrescentamos uma porção de granola salgada premium a gosto e finalizamos com umas folhas de hortelã.

Et voilá!

, , , , ,